HISTÓRIA

 

 

O Sporting Clube Vista Alegre é um clube de empresa, de génese idêntica a clubes como o PSV Eindhoven (e a sua ligação à Philips), o Bayer Leverkusen (da farmacêutica Bayer), o Wolfsburg (e o gigante automóvel alemão da VW), Juventus (e o grupo Fiat), entre muitos outros.

O braço desportivo da Vista Alegre nasce dentro do Bairro Social da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre em Ílhavo, fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, um empreendedor visionário e humanista, que garantiu a construção de um bairro operário autossuficiente que, para além de condições de habitação, dotou o mesmo com equipamentos sociais, culturais, como uma escola, creche, teatro, ou bombeiros.

 

22 de Janeiro de 1889

Nos terrenos onde agora está instalada a Praça de Touros do Campo Pequeno, duas equipas defrontam-se para um espetáculo que Portugal nunca tinha visto. A alta sociedade lisboeta compareceu em peso para ver como era aquele jogo com 22 homens e uma bola.

Os “culpados” foram os bisnetos do fundador da Vista Alegre, Guilherme, Eduardo e Frederico Pinto Basto.

Estudantes em Inglaterra, no S. George College, nos finais do século XIX, os irmãos trouxeram para Portugal uma bola e desafiaram os amigos a jogar. Está envolta em alguma polémica a questão sobre quando e qual dos irmãos terá trazido o esférico.

Guilherme, numa entrevista, explicou a questão: «Foram os meus irmãos, Eduardo e Frederico, quando regressaram do colégio em Inglaterra, em 1886». Mas foi ele, Guilherme, quem, em outubro de 1888, organizou o primeiro «ensaio», que seria na gíria da época a forma como se denominava um treino.

Ou seja, por cá, e de uma forma informal, começou provavelmente nestas terras à beira ria, embora o primeiro jogo público, tenha sido de facto em Lisboa.

O primeiro campo permanente de futebol da Vista Alegre data de 1915.

 

 

1 de Março de 1952

Registam-se os primeiros estatutos que dão origem ao atual Sporting Clube da Vista Alegre.

 

 

Agosto de 2017

A equipa sénior do Clube começa a preparar a época de 2017/2018 no principal escalão de competição da Associação de Futebol de Aveiro, denominado Campeonato Safina, depois da almejada subida de divisão na época anterior.

 

 

1 de Setembro de 2017

A formação do SC Vista Alegre torna-se uma Escola Academia Sporting, sendo monitorizada pela Sporting Clube de Portugal, treinando como tal, mas continuando a competir nos diversos escalões como Sporting Clube da Vista Alegre.

Hoje em dia, o Clube desenvolve a atividade no futebol sénior, no futebol de formação, e no departamento de karaté.